Na segunda-feira (27), moradores da Baía de Vitória (ES) encontraram um peixe de 12 toneladas morto. O animal, uma fêmea adulta da espécie Rhincodon typus, é considerado o maior peixe do mundo, e pode ser encontrado em toda a costa brasileira.
Os tubarões-baleia são encontrados em toda a costa brasileira e são filtradores, alimentando-se de pequenos organismos como ovos, larvas de peixes e invertebrados.
A carcaça do animal era uma fêmea adulta com 11,6 metros de comprimento, e estava em estado avançado de decomposição. Após passar por uma necropsia, foram coletadas amostras para identificar possíveis doenças, mas os pesquisadores afirmam que o animal parecia estar saudável e bem nutrido. Não foram encontrados indícios de materiais estranhos em seu corpo, como plásticos, nem marcas de rede de pescas ou de atropelamento por embarcação.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha providenciou o enterro do tubarão-baleia em um local apropriado. A notícia do ocorrido destaca a importância de preservar a vida marinha e evitar a poluição dos oceanos.