Você tem essas bolinhas endurecidas no rosto? O que são, como surgem e como resolver o problema
Você tem aquelas bolinhas endurecidas no rosto? Muita gente tem, mas nem sabe o que é. Na verdade, a aparência e o nome são muito estranhos.Os pequenos cistos duros que aparecem na pele têm uma certa frequência na face, o que é cientificamente chamado de miliar.
O nome é inspirado no gênero botânico de grama. Em latim, a palavra é escrita milium, e seu plural é milia. Em português, a grafia é milio, como explica o dermatologista Mario Cezar Pires. As lesões que acometem a pele são brancas e redondas e podem se manifestar em crianças e adultos. Vale ressaltar, no entanto, que isso é mais comum entre o público feminino mais jovem.
Esse problema afeta mais comumente pessoas com pele oleosa ou que usam maquiagem e maquiagens inadequadas. A condição é formada por queratina em uma cápsula composta por epitélio. De acordo com Karina Passos, dermatologista que trabalha na prefeitura do Recife, muitos acreditam que o conteúdo seja glândulas sebáceas, que também podem ter um tom amarelado, devido à aparência.
Os milia têm cerca de 1 a 4 mm de diâmetro e podem ser múltiplos ou revestidos. A razão é que a saída do folículo piloso está bloqueada. É importante notar que esse problema é mais comum em peles com tendência a acne. No rosto, eles geralmente aparecem ao redor do nariz, bochechas e olhos. No entanto, eles podem aparecer em outras partes do corpo.
Eles são divididos em primários e secundários. Aparência espontânea primária ou congênita na face. Várias manchas brancas podem aparecer no rosto de um bebê recém-nascido durante um período de tempo. O fato se deve à retenção e regressão temporária das glândulas sebáceas sem qualquer intervenção.
Os tipos secundários podem aparecer em qualquer parte do corpo e podem estar associados a cirurgia de pele, trauma cirúrgico, doenças raras de pele e outras condições. Você não deve cutucar a milia, é melhor procurar ajuda de um dermatologista ou esteticista.