Sem dinheiro, atolado em dívidas e na mira da Justiça: Valdemiro Santiago está comendo o ‘pão que o diabo amassou’
Na vida do autoproclamado apóstolo Valdemiro Santiago, nada é fácil. Recentemente, pastores e líderes da World Divinity Church precisaram de dinheiro dos crentes para lidar com dificuldades financeiras. Além disso, a igreja foi sujeita a uma série de acusações judiciais.
Em um culto televisionado na semana passada, o pastor desafiou os crentes a depositar 100 reais para pagar milhares de funcionários que estão com salários atrasados. "Quero que a igreja aceite uma oferta de cem reais. Mas tem que ser a igreja inteira. Se for um, dez, vinte ou mil, eu não quero", suplicou Valdemiro.
Justiça ordena leilão de templo gigante na igreja Valdemirro de Santiago
Valdemiro Santiago enfrenta agora outro problema. A Justiça de São Paulo decidiu leiloar o santuário da Igreja do Mundo em São Amaro, na zona sul de São Paulo, avaliado em mais de 33 milhões de reais devido a uma dívida de cerca de 409,8 mil reais.
A dívida da igreja é com a empresa Guima-Conseco Construção, Serviços e Comércio, que foi contratada pela igreja em 2017 para prestar serviços no templo do Braz na sede do Mundial.
Quando começou a crise financeira, em 2019, o serviço do contrato da terceira fase não foi pago. Acordos foram feitos antes, mas não cumpridos.
A defesa de Valdemiro disse que a pandemia de coronavírus piorou a situação financeira da igreja porque os templos estavam fechados e não havia fonte para coletar ofertas.
A igreja tentou cancelar o leilão. A defesa argumentou que o valor do imóvel era muito superior ao valor determinado pelo juiz. Segundo relatório apresentado pela Mundial, o prédio vale cerca de 260 milhões de reais. O pedido foi rejeitado pelo tribunal com base no fato de que a igreja perdeu um prazo para contestar a avaliação aprovada.
Um leilão para a propriedade será realizado em 10 de maio deste ano. Outras empresas também estão solicitando ao tribunal para que os lucros do leilão possam ser usados para pagar dívidas da igreja.