Inofensivas? Mosquinhas do banheiro: como acabar com elas
Eles são inofensivos, não mordem, não picam, mas são irritantes! Fechar as janelas também não ajudará, porque elas não entrarão.
As moscas do banheiro (também chamadas de moscas de filtro ou moscas de dreno) vivem em esgotos, esgotos, fossas e solo contaminados por esgoto. Alimentam-se de toda a matéria orgânica acumulada nesses pontos.
Como resultado, eles tendem a ser encontrados com mais frequência em banheiros e cozinhas domésticas. Isso significa, por exemplo, que eles entrarão pela pia da cozinha ou pelo ralo do chuveiro do banheiro.
Enquanto eles estavam ilesos, ninguém queria ver sua casa cheia de moscas. A boa notícia é que eliminá-los é muito simples.
Identifique de onde vêm as moscas
Felizmente, esses insetos não estão longe de onde escolhem pousar, pois ficam mais vulneráveis quando saem de seu esconderijo. Então tome as próprias moscas como referência, ou seja, os locais onde as moscas estão altamente concentradas costumam ser os mais propensos a problemas.
Verifique todos os drenos em sua casa para ver quais têm água parada. Um dos primeiros passos para combater esses insetos é usar um secador de cabelo em todos os ralos antes de dormir, pois o vento e o calor podem reduzir a umidade nos ralos, dificultando a reprodução das moscas.
Outra maneira de detectar o problema é passar fita adesiva sobre uma seção do dreno com o lado adesivo para baixo. Cuidado para não cobrir toda a superfície do ralo com fita adesiva, pois este é apenas um teste, precisamos de algumas moscas ainda capazes de voar, para referência. Observe por alguns dias, se algumas moscas grudarem no adesivo, há algo errado com o local e é necessário um cuidado extra.
Como manter as moscas longe
Claro, a prevenção ainda é a melhor coisa a fazer, que é manter este lugar sempre limpo. No entanto, caso surjam moscas, recomenda-se uma limpeza mais pesada com água sanitária ou um produto com cloro na fórmula, principalmente em locais onde os insetos podem se reproduzir como calhas, rachaduras, calhas em caixas e em qualquer lugar onde haja umidade ou acúmulo de água.
Um lugar que pode ser um bom lar para essas moscas são coletores de cabelo e filtros de drenagem em tubulações. Remova a tampa do ralo e limpe bem a área com uma escova macia de metal ou arame, tomando cuidado para não deixar matéria orgânica que possa impedir a postura de moscas.
Se os orgânicos forem difíceis de remover ou o ralo for usado com pouca frequência, uma boa sugestão é umedecer o ralo com 4 a 8 litros de água quente, o que facilitará a limpeza.
O rejunte também é recomendado para manter pisos, azulejos e vasos sanitários em dia.
Para garantir resultados de limpeza, recomenda-se:
- Use cabos de êmbolo no encanamento do banheiro.
- Despeje pelo menos 100ml de limpador de vaso sanitário no interior do ralo e na borda do ralo (você também pode usar vinagre ou bicarbonato de sódio).
- Após algumas horas do produto de limpeza, enxágue com água em abundância e, em seguida, use um êmbolo convencional para remover qualquer sujeira restante.
Depois de eliminar o foco do problema, o habitat da mosca, devemos eliminar as moscas que se tornaram adultas. Para isso, você pode usar um mata-moscas manual ou inseticida em spray, que, além de matar os insetos, imunizará o local por um período de tempo.