Urinar após o ato sexual pode te salvar de uma possível infecção
A região íntima feminina é uma área muito sensível e propensa a doenças causadas por fungos, bactérias e protozoários. Por isso, devemos estar sempre atentos aos cuidados com a saúde, principalmente após a relação sexual. Inclusive, a orientação médica é sempre urinar após o sexo. entenda porque
A urina ajuda a impedir a passagem de bactérias e fungos
Segundo a ginecologista Bárbara Murayama, há uma chance maior de bactérias entrarem na flora vaginal durante o sexo. Nesse caso, urinar após o sexo ajuda a limpar a uretra (uretra) e evitar que os micróbios cheguem até lá, prevenindo possíveis infecções. "As infecções urinárias são causadas principalmente por bactérias em nosso intestino normal e flora vaginal", explicou.
Higiene privada após o sexo também é importante
Para o ginecologista Jorge Valente, é importante desenvolver o hábito de se limpar após a relação sexual devido à acidez da flora vaginal: “O pH da região genital muda de acordo com o pH do sêmen do parceiro”, explica.
A higiene íntima deve ser realizada com água e sabonete íntimo, utilizando apenas os dedos. A recomendação do médico é usar a versão líquida, pois essas barras são mais alcalinas e propensas à contaminação se várias pessoas compartilharem a mesma superfície.