Entenda o caso do olho com duas pupilas
A história do famoso imperador chinês Liu Zhong, que supostamente apareceu em um episódio do programa de TV "Acredite ou não". provocou um debate implacável na internet. É relatado que esta é uma condição extremamente rara em que pessoas com ambas as pupilas nascem com a anormalidade devido a uma mutação que não pode ser herdada. Acredita-se também que as pupilas duplas não são prejudiciais à saúde de seus portadores.
Embora existam muitos argumentos para apoiar essa condição, ainda não há evidências oficiais na literatura médica. Até hoje, nenhum cientista descreveu essa anomalia e, como resultado, muitos acreditam que o imperador chinês Liu Chong era uma figura mítica. Mesmo sem evidências científicas, o caso das pupilas gêmeas do imperador ainda é citado em alguma literatura científica (por exemplo, McDaniel, W. B. 1918) e amplamente utilizado na ficção.
Uma pergunta que muitas pessoas fazem é como seria uma pessoa com dois olhos. Então, os especialistas acreditam que as pessoas com essa condição terão capacidade de campo visual mais aprimorada e concentração muito melhorada. As pessoas não acreditam que essas pessoas possam ver duas imagens, porque nesses casos as imagens virão do mesmo fotorreceptor. Como não há material para estudar, é impossível prever como o cérebro responderá ao interpretar informações de pessoas com pápulas bicromáticas.