Um excelente remédio caseiro para o inchaço causado pela indigestão é o chá de espinheira santa com erva-doce e noz-moscada para alívio rápido do desconforto devido às suas propriedades digestivas que favorecem a digestão dos alimentos.
A sensação de flatulência é mais comum em pessoas com azia e indigestão, mas pode ocorrer após uma grande refeição gordurosa, como feijoada, cozido à portuguesa ou churrasco. Uma ótima maneira de melhorar sua digestão rapidamente é tomar sais de frutas, que estão disponíveis sem receita médica em farmácias, drogarias e supermercados.
No entanto, os chás de ervas que apontamos abaixo podem ser tomados de maneira mais natural para promover a digestão.
Ingredientes
- 1 punhado de erva-doce
- 1 punhado de folhas secas de espinheira santa
- 1 colher de café de noz-moscada moída
- 1 xícara de água
Preparação
Coloque os ingredientes na panela e cozinhe por alguns minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe esfriar. Tomar 2 a 3 vezes por dia para beneficiar das suas propriedades.
Uma ótima maneira de combater a indigestão é comer pequenas porções de cada vez e mastigar bem. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas às refeições, e outros líquidos, como suco ou água, devem ser consumidos apenas no final da refeição. Outra boa dica é preferir frutas para a sobremesa, mas se optar por doces, espere cerca de uma hora antes de comê-los, pois comê-los logo após a refeição pode causar azia e indigestão em algumas pessoas.
Em alguns lugares é costume beber 1 xícara de café expresso após uma refeição, mas pessoas com estômagos sensíveis devem esperar, por exemplo, o café pode ser servido com café e sobremesa. Beber 1 xícara de chá de limão após as refeições, ou como substituto do café, também é uma boa opção para evitar o inchaço.
As informações e conselhos contidos neste site são apenas para fins informativos. Eles não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais do esporte e outros especialistas. Este blog foi criado para ajudá-lo, mas não para substituir o trabalho de especialistas. Certifique-se de consultar o seu médico.