Câncer no reto: Coceira e mais 4 sintomas desta doença letal que jamais devem ser ignorados
Apesar de raro, o câncer anal é uma doença real e entendê-lo pode ser muito importante, pois conhecer os sintomas possibilita tratá-lo mais cedo, o que pode ser a diferença entre a vida e a morte.
O câncer é uma doença intimamente relacionada à divisão celular. Quase todas as células do nosso corpo se dividem para se renovar e criar novos tecidos. O processo de divisão celular envelhece as células como qualquer outro processo natural que elas realizam todos os dias.
Sempre que uma célula está doente ou cansada demais para continuar se dividindo, ela é marcada para morrer em um processo chamado apoptose. Algumas células ignoram esse sinal por algum motivo e começam a se dividir descontroladamente.
Eles então eventualmente formam um tumor, que pode ser maligno (quando tem tendência a se espalhar) ou benigno (não se espalha ou aumenta muito de tamanho). Tumores malignos são característicos de câncer.
Existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de uma célula se tornar um tumor e depois um câncer. No caso do câncer anal, esses fatores são:
tabaco;
maior expectativa de vida da população;
Infecção pelo papilomavírus humano (HPV).
Afeta os homens com mais frequência e também é comum em mulheres a partir dos 50 anos.
Conhecer os sintomas dos diferentes tipos de câncer é importante porque é uma doença progressiva, ou seja, piora com o tempo, principalmente no caso do câncer, a chance de sobrevivência versus sua sobrevivência O tempo é proporcional a ser descoberto.
Os sintomas do câncer anal são:
sangramento;
O aparecimento de "verrugas":
sentindo-se cheio
Alterações no trânsito intestinal
coceira.