Após decisão para indenizar Lula, Deltan recebe mais de R$ 300 mil e não para de entrar Pix
O ex-advogado Deltan Dallagnol comemora a doação de mais de 300 mil reais por brasileiros após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir indenizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse valor ultrapassa o valor da indenização por danos morais e está fixado em 75.000 reais.
Na publicação, Dallagnol exibiu um grande número de valores recebidos na tela de seu celular. Desde ontem, ele vem compartilhando com seus seguidores quantas pessoas o enviaram. Em menos de 24 horas, o ex-advogado disse que recebeu 130 mil reais.
"Não tenho nada a dizer sobre o carinho, solidariedade e senso de justiça neste gesto", escreveu nas redes sociais.
A decisão fez referência a uma apresentação em PowerPoint em que ex-integrantes da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba nomearam o PT como comandante de um esquema criminoso para desviar recursos da Petrobras no contexto do prédio triplo.
Segundo o ex-promotor, sua esposa descobriu uma série de depósitos ao acessar as contas do casal na quarta-feira. Dallagnol relata que eles são "pessoas que não conhecemos, mas estão definitivamente defendendo o honesto" Pix neste país.
“Acho que eles pegaram meu CPF online e doaram eles mesmos”, disse ele em um vídeo.
O ex-advogado disse que doaria o excedente para o tratamento de crianças com câncer e autismo.
A decisão do STJ gerou vários memes nas redes sociais zombando da apresentação do Power Point. Se ele "pegar o Pix", alguns vão tocar o bordão usado pelo youtuber Casimiro.
Na decisão, o ministro do STJ também criticou a Lava-Jato e o espetáculo da investigação. A decisão representa mais uma falha de ação. Os advogados de Lula afirmaram em nota que a indenização de Dalanio foi uma "vitória do Estado de Direito".