9 sinais que podem prever câncer de estômago
O câncer de estômago é um tumor maligno que pode eventualmente afetar qualquer parte de um órgão, geralmente começando como uma úlcera, causando sintomas como azia, dor de estômago, perda de apetite e perda de peso.
No entanto, na maioria dos casos, esse tumor se desenvolverá e eventualmente não causará sintomas perceptíveis, por isso geralmente só é diagnosticado quando já está muito avançado, então as chances de cura são pequenas. Portanto, é importante manter contato com quaisquer sintomas que possam estar relacionados a esse problema, alguns dos quais são:
Azia persistente; dor abdominal frequente; náusea e vontade de vomitar; sensação de saciedade após as refeições; perda de apetite; fraqueza e cansaço; vômitos ou fezes com sangue; perda de peso sem motivo aparente.
Esses sintomas também podem estar relacionados a outros tipos de problemas de saúde, como vírus estomacais ou úlceras, porém, somente um médico pode fazer um diagnóstico adequado e confirmar sua verdadeira condição.
A causa do câncer de estômago geralmente está relacionada aos seguintes fatores:
Infecções estomacais causadas por uma bactéria chamada Helicobaxter Pylori; superalimentação de alimentos em conserva, em conserva ou vinagre; causas genéticas ou úlceras não tratadas.
É importante notar que a doença é mais comum em pessoas com mais de 55 anos e afeta principalmente homens. Para evitar complicações estomacais, consulte também Sintomas de gastrite crônica.
Como fazer um diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito por um gastroenterologista com exames de sangue e biópsia endoscópica.
Como funciona o tratamento:
O tratamento é feito da mesma forma que outros tipos de câncer, com radioterapia, quimioterapia e, em alguns casos, cirurgia para remover parte ou todo o estômago, dependendo da gravidade da doença. A situação é.
Existe cura para esse câncer, mas quando diagnosticado no início da doença e tratado da forma correta, as chances de cura são maiores.
Para evitar que a doença se agrave, é necessário adotar um estilo de vida saudável, comer mais vegetais e frutas, evitar fumar, não consumir quantidades excessivas de bebidas alcoólicas e evitar sempre alimentos enlatados.